
O veterano Otávio Augusto voltou a falar sobre as declarações de Grazi Massafera a respeito de um episódio de preconceito que teria ocorrido no início da carreira da atriz. Segundo o ator, ele não se lembra do que foi relatado por Grazi e garantiu que, se algo aconteceu, “não foi nada importante nem ofensivo”. O assunto voltou à tona após entrevista concedida pelo ator à revista Veja, publicada nesta terça-feira (21).
“Não quero dizer com isso que ela tenha inventado, mas, para mim, não tem sentido. E, se aconteceu, não foi nada importante nem ofensivo. Tanto que não me lembro”, afirmou o artista.
Ator nega ter discriminado Grazi e fala em ‘falsa sensação’
Para Otávio Augusto, o que Grazi descreveu pode ter sido resultado de uma “falsa sensação” por parte da atriz. Ele explicou que, caso o episódio tivesse sido real e grave, outras pessoas da equipe teriam notado a situação.
“Também acho que, se tivesse sido algo sério, alguém teria notado. Ali havia diretores, produtores… Ninguém permitiria esse tipo de comportamento”, justificou.
O ator ainda fez uma reflexão sobre percepções e memórias emocionais: “Tem um lado da ciência que gosto muito, que é o da inteligência cinestésica: aquela sensação de ‘já vivi isso’, sabe? A gente sente algo, uma lembrança, um desconforto, sem saber exatamente de onde vem. Acho que pode ter sido isso, uma manifestação emocional, uma impressão. Não é mentira, mas também não é necessariamente um fato objetivo. Se ela se sentiu mal, lamento. Não guardo mágoa, nem dou bola para isso. Sigo em frente.”
As declarações foram feitas em resposta às falas de Grazi Massafera, que recentemente relembrou momentos de preconceito vividos quando ainda enfrentava resistência no meio artístico.
Grazi lembra rejeição em set de gravação
Em entrevista ao jornal O Globo, Grazi Massafera contou que, após deixar o BBB 5, enfrentou dificuldades para ser aceita como atriz. Durante as gravações da novela Tempos Modernos, de 2010, a paranaense teria vivido situações constrangedoras com o colega de elenco.
“Em Tempos Modernos, ele [Otávio Augusto] não quis contracenar comigo. Fez a cena olhando para a parede e foi embora. E eu fiz sem ele. Isso aconteceu outras vezes”, revelou Grazi, detalhando que a equipe precisou editar as imagens para montar a sequência.
Além de Otávio, a atriz mencionou também desentendimentos com José Wilker (1944-2014) e Miguel Falabella.
Reconciliação e pedido de desculpas
O ator contou à Folha de S.Paulo que tudo foi resolvido anos atrás, em uma conversa intermediada por sua esposa, a também atriz Cristina Mullins. Ele lembrou que, depois de “Tempos Modernos” (2010), voltou a trabalhar com Grazi em “A Lei do Amor” (2016) e chegou a elogiá-la por sua atuação em “Verdades Secretas “(2015).
A própria Grazi confirmou que recebeu um gesto de reconciliação do colega: “Ele pegou minha mão e disse: ‘É uma honra trabalhar com você. Desculpa o que aconteceu’”, relatou a atriz.
O caso reacende um debate antigo sobre os desafios enfrentados por ex-participantes de reality shows ao tentar se firmar na atuação. Mesmo hoje, já consagrada, Grazi Massafera volta e meia relembra os obstáculos que precisou superar para conquistar o respeito do público e da classe artística.