Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 64 mortos e 81 presos; vias são fechadas em represália em todo o Grande Rio

Pelo menos 64 pessoas morreram – 4 delas policiais – e 81 foram presas nesta terça-feira (28) em uma megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Esta é a operação mais letal da história do estado, segundo números confirmados pelo Palácio Guanabara.

ASSISTA À COBERTURA AO VIVO

No início da tarde, o tráfico orquestrou represálias em várias partes da cidade. Barricadas, com veículos tomados ou entulho, foram feitas na Linha Amarela, na Grajaú-Jacarepaguá e na Rua Dias da Cruz, no Méier, entre muitos outros locais.

Até a última atualização desta reportagem, a ação ainda estava em andamento, com relatos de mais baleados.

Em função dos múltiplos bloqueios, o Centro de Operações e Resiliência (COR) do Rio elevou o estágio operacional da cidade para o nível 2, de uma escala de 5. A PM mandou colocar todo o efetivo na rua — para tal, suspendeu as atividades administrativas.

Como tudo começou

Trata-se de mais uma etapa da Operação Contenção, uma iniciativa permanente do governo do estado de combate ao avanço do CV por territórios fluminenses.

Pelo menos 2.500 agentes das forças de segurança do RJ saíram para cumprir 100 mandados de prisão. Na chegada das equipes, ainda no fim da madrugada, traficantes reagiram a tiros e com barricadas em chamas. Um vídeo (veja acima) mostra quase 200 disparos em 1 minuto, em meio a colunas de fumaça.

A Polícia Civil afirmou ainda que, em retaliação, criminosos lançaram bombas com drones. Outros fugiram em fila indiana pela parte alta da comunidade, em uma cena semelhante à disparada de bandidos em 2010, quando da ocupação do Alemão.

Policiais mortos

  • Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos, conhecido como Máskara, recém-promovido a chefe de investigação da 53ª DP (Mesquita);
  • Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, da 39ª DP (Pavuna);
  • Cleiton Searafim Gonçalves, policial do Bope;
  • Herbert, policial do Bope.

Escolas e postos de saúde não abriram. Veja aqui os impactos à população nesta terça.

Balanço parcial:

  • 60 suspeitos mortos em confronto. Dois eram da Bahia; outro, do Espírito Santo.
  • 2 policiais civis 2 policiais militares foram mortos.
  • Além deles, 3 inocentes foram feridos: um homem em situação de rua foi atingido nas costas por uma bala perdida e levado para o Getúlio Vargas; uma mulher que estava em uma academia também foi ferida, mas já recebeu alta; e um homem que estava num ferro-velho.
  • 81 pessoas foram presas.
  • Policiais apreenderam 75 fuzis, 2 pistolas e 9 motos.

Operador do CV preso

Entre os presos está Thiago do Nascimento Mendes, o Belão do Quitungo, um dos chefes do Comando Vermelho da região. Outro capturado é Nicolas Fernandes Soares, apontado como operador financeiro de um dos altos chefes do CV, Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, afirmou que a operação foi desenhada com antecedência e não contou com apoio do governo federal.

“Toda essa logística é do próprio estado. São aproximadamente 9 milhões de metros quadrados de desordem no Rio de Janeiro”, disse.

Santos destacou que cerca de 280 mil pessoas vivem nas áreas afetadas pela operação. “Essa é a realidade. Lamentamos profundamente as pessoas feridas, mas essa é uma ação necessária, planejada, com inteligência, e que vai continuar”, afirmou o secretário.

Impactos

Secretaria Municipal de Saúde informou que 5 unidades de Atenção Primária suspenderam o início do funcionamento e avaliam a possibilidade de abertura nas próximas horas. Uma clínica da família abriu, mas suspendeu as visitas domiciliares.

Já segundo a Secretaria Municipal de Educação, 28 escolas fecharam no Complexo do Alemão. Na Penha, 17 não abriram.

Secretaria Estadual de Educação informou que 4 colégios precisaram ser fechados.

Rio Ônibus avisou que 12 linhas de ônibus estão com seus itinerários desviados preventivamente para a segurança de rodoviários e passageiros.

Desvios na Penha:

  • 312 (Olaria-Candelária)
  • 313 (Penha-Praça Tiradentes)
  • 621 (Penha-Saens Peña)
  • 622 (Penha-Saens Peña)
  • 623 (Penha-Saens Peña)
  • 625 (Olaria-Saens Peña)
  • 628 (Penha-Nova América)
  • 679 (Grotão-Méier)
  • 721 (Vila Cruzeiro-Cascadura)

Desvios no Alemão:

  • 292 (Engenho da Rainha-Castelo)
  • 311 (Engenheiro Leal-Candelária)
  • 711 (Rocha Miranda-Rio Comprido)

Alvos de outros estados

A ação desta terça, que também conta com promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), foi deflagrada após 1 ano de investigação pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Parte dos procurados, pelo menos 30, é do Pará.

Participam policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) e das unidades operacionais da PM da capital e Região Metropolitana. Já a Polícia Civil mobilizou agentes de todas as delegacias especializadas, distritais, do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.

A Operação Contenção conta ainda com helicópteros, blindados e veículos de demolição, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.

Denunciados

O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) denunciou 67 pessoas pelo crime de associação para o tráfico, e 3 homens também foram denunciados por tortura.

De acordo com os promotores, o Complexo da Penha, historicamente um ponto estratégico para o escoamento de drogas e armamentos — até por estar localizado próximo a vias expressas —, se tornou uma das principais bases do projeto expansionista do Comando Vermelho pela região de Jacarepaguá.

“O denunciado Edgar Alves de Andrade, o Doca, é apontado como a principal liderança do Comando Vermelho no Complexo da Penha e em outras comunidades da Zona Oeste, como Gardênia Azul, César Maia e Juramento — algumas recentemente conquistadas da milícia”, disse o MPRJ.

Segundo a denúncia, também exercem liderança na associação criminosa Pedro Paulo Guedes, o Pedro Bala; Carlos Costa Neves, o Gadernal; e Washington Cesar Braga da Silva, o Grandão.

“Eles emitem ordens sobre a comercialização de drogas, determinam as escalas dos criminosos nas bocas de fumo e nos pontos de monitoramento e ordenam execuções de indivíduos que contrariem seus interesses”, destacou a promotoria.

Além deles, foram denunciados 15 homens que exercem funções de gerência do tráfico, responsáveis pela contabilidade, abastecimento e outras funções.

Os outros denunciados, segundo a ação penal, atuavam como “soldados”, realizando o monitoramento e a segurança armada.

Foto da operação

Related Posts

Jordan Bardella’s Explosive Showdown with Apolline de Malherbe: Unraveling the Immigration Crisis and Its Dire Consequences for France’s Future! As tensions soar, Bardella’s urgent call for a moratorium on immigration highlights alarming statistics and social fractures, igniting a fierce debate about the government’s inaction amid rising crime and unemployment. Will his stark warnings resonate with a nation on the brink? Dive into this heated exchange that has captivated the public and left many questioning the path ahead for France.

Dans un échange houleux, le président du Rassemblement National, Jordan Bardella, a affronté Apolline de Malherbe sur les questions d’immigration, lors d’une interview qui a captivé l’attention…

Cork man accused of murder shouted ‘this man ate my son’ as he beat hospital patient, court told

Dylan Magee has pleaded ‘not guilty to murder, guilty to manslaughter by reason of diminished responsibility’The man accused of murdering an 88-year-old patient at the Mercy University…

Man who drove car into Liverpool Premier League parade sentenced to 21 years and 6 months

Sentencing judge said Paul Doyle, 54, acted in an “inexplicable and undiluted fury” when he ploughed into crowds.THE MAN WHO drove into a crowd of people in…

Trump condemned for ‘disgusting’ comments linking Rob Reiner’s death to criticism of President

Trump has since doubled down on his comments. US PRESIDENT DONALD Trump has been condemned for his “disgusting” comments linking the death of film director Rob Reiner…

Update on Bondi hero who confronted gunman as lawyer raises question about his injuries

He has rυп the Cigara tobaccoпist aпd specialist coпveпieпce store iп Sυtherlaпd, iп Sydпey’s soυtherп sυbυrbs, siпce 2021.  Mr Al-Ahmed’s mother has said she coυldп’t stop cryiпg…

Je li PALENTA bila dobar odabir za DESERT? 🍮 Izgleda da je odgovor POTVRDAN!

Je li paleпta bila dobar odabir za desert? Izgleda da je odgovor potvrdaп!”Ovo je feпomeпalпo!”Selma je iskoristila svojυ kυtijυ пamirпica kao iпspiracijυ za jelo koje je пazvala…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *