Polémica em Sintra: “Em qualquer câmara que o Chega tenha poder é André Ventura que está lá sentado”

Para obter uma maioria governativa na autarquia, o novo presidente da Câmara de Sintra, Marco Almeida, da coligação PSD/IL/PAN, convidou candidatos do Chega para cargos de vereadores. Ainda assim, a candidata da IL Eunice Baeta aceitou permanecer no executivo municipal. Por esse motivo, a líder liberal retirou-lhe a confiança política.

A presidente da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, afirma que o PSD “traiu-se a si próprio” ao fazer um acordo de governação com o Chega, na Câmara de Sintra. Em entrevista à SIC Notícias, a líder liberal defendeu que, em qualquer câmara que o Chega tenha poder, “é André Ventura que está lá sentado”.

O Chega vai integrar o executivo da Câmara de SintraPara obter uma maioria governativa na autarquia, o novo presidente, Marco Almeida, da coligação PSD/IL/PANconvidou Anabela Macedo, do Chega, para assumir a pasta da Segurança e Ricardo Aragão Pinto, também do Chega, para o pelouro das Atividades Económicas, Fundos Comunitários e Mercados Municipais.

decisão não foi bem acolhida pela liderança da IL, parceira de coligação do PSD em Sintra. Depois de a candidata liberal no concelho, Eunice Baeta, ter aceitado integrar o executivo onde estarão os vereadores do Chega, Mariana Leitão decidiu retirar-lhe a confiança política, passando esta a vereadora independente.

Em entrevista à SIC Notícias, esta noite, a presidente da IL afirmou que o partido é “irredutível” nos seus princípios e que não aceitará “acordos e coligações com o Chega”.

“Sempre estabelecemos que, com o Chega, não. Não iríamos partilhar um executivo, nem viabilizar, nem branquear, um partido que faz a apologia ao Salazar, à ditadura”, afirmou. “Não trocamos os nossos princípios por cargos.”

Mariana Leitão sublinha que uma das razões pelas quais o partido concorreu coligado com o PSD em Sintra foi garantir que era “força de oposição” ao Chega e evitar que este pudesse ter um “ainda maior resultado”.

“Quem mudou de posição foi o PSD, que depois de ter defendido amplamente o “não é não”, à primeira oportunidade que tem, à primeira conveniência que lhe é apresentada, volta atrás”, apontou.

“PSD abriu a porta a um partido autoritário, populista, extremista”

A líder liberal admite que não falou com Marco Almeida sobre o assunto, mas recusa que tenha havido qualquer tipo de ingenuidade da sua parte ou que o partido não entenda bem como funciona o poder local.

“Por todo o país, os cartazes do chega tinham André Ventura. Não tenho dúvida nenhuma de que em qualquer executivo em que o Chega tenha poder não fica restringido àqueles vereadores. É André Ventura que está lá sentado e tudo aquilo que defende e representa. A apologia à ditadura, o autoritarismo, o populismo, o ódio. É isso que lá vai estar. E com isso não compactuamos, independentemente de ser no poder local”, declarou.

Mariana Leitão confessa desconhecer os motivos pelos quais não houve acordo com o PS para formar maioria em Sintra, mas considera que “não é por não se ter um executivo com maioria que não se consegue governar, se as pessoas estiverem de boa-fé”. Aponta, como exemplo, o caso de Lisboa, em que Carlos Moedas ficou minoritário na autarquia e continuou sem incluir o Chega no executivo.

“O PSD abriu a porta a um partido autoritário, populista, extremista. Qualquer solução teria sido preferível a esta”, defendeu a líder liberal.

Mariana Leitão afirma que, com este acordo, mais do que à IL, o “PSD traiu-se a si próprio”.

Questionada ainda se Eunice Baeta terá sido uma “má escolha” de candidata feita pela IL em Sintra, a líder liberal recusou-se a fazer essa avaliação. “Eunice Baeta é uma pessoa competente, foi uma pessoa que escolhi para a minha comissão executiva, referiu. “Tomou a sua decisão e eu agi”, concluiu Mariana Leitão, garantindo que, se pudesse voltar atrás, não faria nada de diferente em todo o processo.

Related Posts

LOUIS BOYARD HUMILIÉ EN DIRECT PAR UN ÉTUDIANT EN L1 — il se fait DÉMOLIR sur la Constitution, le plateau explose de RIRE !  Le député LFI pensait donner une leçon magistrale aux étudiants de la mythique Sorbonne… mais ça a viré au CAUCHEMAR TOTAL en quelques secondes !

C’est un coup désastreux pour Louis Boyard, député engagé, qui se fait littéralement déboulonner en pleine université ! Lors d’une tournée dans les facultés parisiennes, Boyard a…

Fiosrú investigating road crash that killed man (75) in south Dublin

The 75-year-old man was hit by a car and pronounced dead at the scene on Monday 8 December.FIOSRÚ IS INDEPENDENTLY investigating a fatal road traffic incident that…

Najbogatija Hrvatica usred zime izašla u vrućim hlačicama i topiću

Poznata po svom osebujnom modnom stilu, Borna Kotromanić ni ovoga puta nije prošla nezapaženo. Borna Kotromanić, poznata po svom nekonvencionalnom stilu i samopouzdanju, i ovoga je puta…

The final Dancing with the Stars celebrity contestant has been revealed

Brian Kennedy is best known for his long and varied music career, which included backing vocals for Van Morrison and tours with legends like Bob Dylan.THE FINAL…

“Il n’y a plus Maman, on ne s’y fait pas” : Après ce moment si particulier passé avec sa soeur Charlotte Gainsbourg, Lou Doillon évoque leur mère Jane Birkin

Au lendemain de l’inauguration de la passerelle portant le nom de sa célèbre maman, Lou Doillon a salué avec émotion la mémoire de Jane Birkin, qui aurait…

Slažete li se? Polufinalno izdanje Martine Tomčić bilo je njezino najmoćnije dosad!

Martiпa Tomčić MoskaljovFoto: IпstagramMartiпa Tomčić Moskaljov zasjala je υ υpečatljivom izdaпjυ za koje пjeziпi pratitelji imajυ samo riječi hvale.Člaпica žirija пašeg hit-showa Sυpertaleпt, Martiпa Tomčić Moskaljov, odυševila…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *